Guia Básico de Argamassas

Presente em todas as fases de uma construção civil, a argamassa é essencial. Com tantos tipos, acaba ficando fácil de se perder entre as opções – e, a escolha errônea pode levar a problemas como placas cerâmicas e tijolos se descolando e paredes quebrando. 

A ACOI Construções preparou um guia básico para a sua melhor compreensão!

Do que é feita a Argamassa?

A argamassa é feita de uma mistura de cimento e areia e é adicionada a água, podendo ser ainda acrescido de cal, barro, saibro, caulim e outros materiais. 

É comum encontrar a argamassa para em lojas de construção para compra em uma mistura seca para ser misturada junto com água. A argamassa não é forte como o concreto e geralmente é vendida junto com outros materiais da obra. Ela é a “cola” que gruda tijolos, blocos de concreto, pedras e outros materiais de alvenaria.

No Brasil, os tipos de argamassa são determinados pela NBR 14081.

Quais são os principais tipos de argamassa disponíveis no mercado?

A escolha da sua argamassa deve ser guiada pelo local que será inserido: as variações de temperatura, tamanho das peças que serão coladas, se é ambiente interno ou externo, se é em parede ou piso ou se é revestimento, entre outros.

Argamassa Colante 

É um produto industrializado composto de cimento Portland, aditivos químicos e agregados minerais. Quando misturado com água forma uma massa viscosa, plástica e aderente. Ela é dividida em 3 níveis – AC-I, AC-II e AC-III – e ainda pode contar com a variação E – AC-I E, AC-II E e AC-III E, que significa que ela possui um intervalo maior para o revestimento seja assentado. Em resultado para essas que possuem a variação E, ela dá maior resistência à tração após a seca da argamassa. 

Geralmente, é utilizada para assentar placas cerâmicas para revestimento. 

PSP 

É uma argamassa voltada para aplicação de piso sobre piso, colantes para porcelanato e colantes para mármore ou granito. Essa argamassa não deve ser usada para revestimentos sobre ardósia ou pisos de madeira.

Ela possui uma secagem bastante rápida e geralmente é utilizada para o assentamento de peças de cerâmica ou porcelanato.

Argamassa de Rejuntamento 

Tipo de argamassa indicado para o preenchimento dos vãos livres entre peças cerâmicas de áreas internas e externas. Ainda, pode ser dividida entre tipo I (para ambientes mais controlados) e tipo II (para usos em lugares com mais tráfego ou lugares com água estancada, por exemplo).

Argamassa de Revestimento e Assentamento 

Estes tipos de argamassa são indicados para revestir paredes e tetos de alvenaria em áreas internas e externas. Também servem para assentar blocos de alvenaria na fase de vedação da obra.

Enquanto a argamassa de assentamento é utilizada para unir blocos cerâmicos ou outros materiais de construção, o de revestimento é utilizado para proteger e realizar o acabamento. 

Outros tipos de Argamassa

Argamassas para Reboco

São utilizadas para fins de cobrir o reboco/emboço. Essas argamassas propiciam uma superfície fina, ideal para receber o acabamento. Também pode ser chamada de massa fina.

Argamassas de Uso Geral

São utilizadas sem função estrutural e para revestir paredes e tetos. 

Argamassas decorativas em monocamada

Uma tecnologia mais moderna, são utilizadas em revestimento de muros, fachadas e outros elementos em contato com o meio externo. Essa argamassa é aplicada em camada única.

Argamassas decorativas em camada fina

É utilizada com fins decorativos e sem funções estruturais. 

Argamassas impermeabilizantes

São utilizadas para proteger o ambiente da umidade. 

Algumas de suas diversas utilizações

Além de diversas outras funções, ela pode ser encontrada:

  • Unindo tijolos, blocos, pedras e alvenaria no geral
  • É utilizada entre as camadas de tijolos para ajudar na distribuição de peso.
  • Pode ser utilizada para preencher espaços vazios entre tijolos ou blocos
  • Pode ser utilizada para esconder junções, cantos e melhorar a aparência 
  • Pode ser utilizada para artesanato e fins ornamentais.

Conclusão

Você agora sabe um pouco mais sobre argamassas! Ela ajuda em diversas etapas de uma obra e possui grande versatilidade. 

Se precisar de uma ajuda na sua obra, a ACOI Construções é a parceria ideal para você. Entre em contato conosco!

Leave Comment