Torre Eiffel: a maravilha da engenharia moderna

Um marco do design arquitetônico parisiense, a Torre Eiffel é uma grande representação de como os movimentos modernistas se cruzaram com a engenharia.

Surpreendentemente ela não foi bem recebida pelos artistas parisienses da época, que, inclusive, escreveram um manifesto contra a “inútil e monstruosa torre Eiffel”. Para compreender melhor essa maravilha do mundo moderno, iremos explorar neste artigo a sua construção, seu contexto histórico e como ela acabou conquistando o coração de nativos e turistas, tornando-se o principal símbolo de Paris.

Contexto Histórico

Construída em 1889, a Torre fez parte das comemorações do centenário da revolução francesa.

O governo francês decidiu promover um concurso para a criação de um monumento em homenagem à data, 100 projetos foram enviados, porém o selecionado acabou sendo o de Gustave Eiffel, renomado engenheiro francês.

A ideia inicial era que a torre fosse apenas usada como portão para a Exposição Universal e desmontada em 2 anos. Essa exposição trazia novidades científicas e culturais da época, por isso a Torre seria uma representação da modernidade da França.

Gustave Eiffel já havia participado da construção de outros monumentos arquitetônicos importantíssimos, como, por exemplo, a Ponte de Bordeaux e a Estátua da Liberdade em Nova Iorque. Muito além da engenharia, os interesses de Gustave permeavam diversos campos da ciência, como a química, a meteorologia e a metalurgia. Essa interdisciplinaridade dele permitiu que projetasse algumas das mais importantes construções mundiais.

Estrutura da Torre

No projeto da torre, houve diversas preocupações sobre o vento em altitudes elevadas, que influenciou sua forma, seu tamanho e até mesmo a colocação de buracos de rebites nos membros de ferro da torre. A estrutura da torre Eiffel resume-se a quatro pilares de treliças de ferro dispostos em um quadrado, levantando-se com uma inclinação inicial de 54° e curvando-se para cima até se encontrarem. Depois, a torre sobe com uma única angulação, de forma levemente piramidal, até o campanário em seu ápice.

Durante a projeção de materiais e custos, Eiffel calculou que a torre pesaria 6.500 toneladas métricas e custaria 3.155.000 francos. Depois de construída, a estrutura resultou em 7.300 toneladas, e custou duas vezes e meia mais do que era esperado. Três pavimentos estão abertos aos visitantes, com o primeiro e o segundo níveis suspensos entre os quatro pilares e o terceiro alojado no campanário, 324 metros acima do solo.

A Construção

Uma equipe de apenas 300 pessoas conseguiu levantar essa obra de altura sem precedentes em somente dois anos. Foram fabricadas na fundição de Eiffel no subúrbio de Levallois-Perret 18.000 peças de ferro fundido. Elas foram transportadas para o Champ de Mars e levantadas no local através de guindastes a vapor.

A primeira etapa da construção foi fazer uma fundação de concreto, em um buraco gigante a alguns metros abaixo do solo. Depois, uma camada compacta de cascalho forrou o solo. 

Muitos dos ornamentos de Sauvestre foram abandonados à medida que o trabalho prosseguia, reduzindo tanto o custo de construção quanto o peso da torre. Surpreendentemente, houve apenas uma única fatalidade no canteiro de obras.

Dimensões da Torre Eiffel Finalizada.

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